Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil

Raquel Vasconcelos, Maria Luiza da Matta, Isabela Almeida Pordeus, Saul Martins de Paiva

Abstract


A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores.


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