Conhecimento relacionado à cárie dentária e doença periodontal de professores do ensino fundamental da rede privada, da cidade de Araraquara.
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2010.v13i1/2.10Abstract
ResumoO objetivo foi avaliar os conhecimentos odontológicos relacionados à cárie e doença periodontal de professores do ensino fundamental da rede privada, de 1ª a 8ª séries, de Araraquara, por meio de um questionário, aplicado a professores que lecionam de 1ª a 4ª séries (ciclo I - n= 57) e de 5ª a 8ª séries (ciclo II - n= 39). Verificou-se que 81,5% dos professores do ciclo I e 82,0% do ciclo II citaram o dentista como a principal fonte de informações sobre os cuidados de saúde bucal; 20,4% do ciclo I e 17,9% do ciclo II responderam adequadamente sobre a composição da placa bacteriana; 62,9% do ciclo I e 51,2% do ciclo II citaram o tratamento dentário como a principal forma de remoção da placa; ninguém respondeu a etiologia da cárie como sendo multifatorial - açúcares + bactérias + má higiene; 47,4% dos professores do ciclo I e 48,7% do ciclo II revelaram saber o que é a doença periodontal; quanto aos locais onde o flúor pode ser encontrado, a maioria, independentemente do grupo, relatou a água de abastecimento público e a pasta; 48,0% do ciclo I e 23,0% do ciclo II relataram que o flúor previne as cáries. Conclui-se que, o conhecimento odontológico dos professores avaliados se mostrou deficiente, indicando a necessidade de melhorar a formação desses profissionais, através de programas educativos.
Unitermos: conhecimento, cárie dentária, doenças periodontais, ensino fundamental
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Brazilian Dental Science uses the Creative Commons (CC-BY 4.0) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publishing rights without restrictions.
=================
COPYRIGHT TRANSFER AND RESPONSIBILITY STATEMENT
(PDF)
For all articles published in the BDS journal, copyright is retained by the authors. Articles are licensed under an open-access Creative Commons CC BY 4.0 license, meaning that anyone may download and read the paper for free. In addition, the article may be reused and quoted, provided that the original published version is cited. These conditions allow for maximum use and exposure of the work while ensuring that the authors receive proper credit. All metadata associated with published articles is released under the Creative Commons CC0 Universal Public Domain Dedication.
Before the submission, authors must obtain permission to reproduce any published material (figures, schemes, tables, or any extract of a text) that does not fall into the public domain or for which they do not hold the copyright. Permission should be requested by the authors from the copyright holder (usually the Publisher, please refer to the imprint of the individual publications to identify the copyright holder).
The authors hereby attest that the study is original and does not present manipulated data, fraud, or plagiarism. All names listed made a significant scientific contribution to the study, are aware of the presented data, and agree with the final version of the manuscript. They assume complete responsibility for the ethical aspects of the study.
This text must be printed and signed by all authors. The scanned version should be submitted as supplemental file during the submission process.