Efeito de dois sistemas de polimento mecânico na rugosidade superficial da cerâmica feldspática
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2010.v13i1/2.14Resumo
RESUMO
Em determinadas situações clínicas faz-se necessário o polimento mecânico das superfícies de restaurações em cerâmica após sua cimentação. O objetivo desse estudo foi avaliar quantitativamente e qualitativamente a rugosidade superficial de quatro cerâmicas feldspáticas quando submetidas ao polimento mecânico com dois diferentes sistemas após simulação de ajuste oclusal. Foram confeccionados 48 discos de cerâmica feldspática, sendo 12 discos da cerâmica Super Porcelain EX-3 (Noritake), 12 discos Ceramco 3 (Dentsply), 12 discos Duceram Plus (Ducera) e 12 discos Heraceram (Heraeus Kulzer). Todas as amostras foram glazeadas e posteriormente 10 discos de cada cerâmica receberam desgaste com ponta diamantada 4138 para simular ajuste oclusal, seguido das pontas diamantadas 4138F e 4138FF. Posteriormente, metade de cada disco foi polida com o sistema para polimento da Edenta e, a outra metade, com o sistema para polimento da Komet. Dois discos de cada cerâmica permaneceram glazeados (grupo controle). Para realizar a análise quantitativa, a média de rugosidade superficial das amostras foi medida, antes e depois do polimento das superfícies, utilizando o rugosímetro SL-201 (Mitutoyo). A análise qualitativa foi realizada com microscópio eletrônico de varredura. Os dados de rugosidade superficial foram submetidos ao teste t-student pareado (a=0,05). As superfícies polidas com os sistemas Edenta e Komet não reproduziram a lisura superficial das superfícies glazeadas. Entretanto, o sistema Edenta proporcionou menor rugosidade superficial nas cerâmicas testadas em relação ao sistema da Komet.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.