Estudo do perfil sócio-econômico dos pacientes e os motivos que os levaram a faltar em consultas odontológicas na estratégia de saúde da família em uma distrital de Ribeirão Preto/SP

Authors

  • Gabriela Lemos de Almeida Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP
  • Lucas da Fonseca Roberti Garcia Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP
  • Tatiana Lemos de Almeida Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Telmo oliveira Bittar Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP
  • Antônio Carlos Pereira Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2009.v12i1.256

Abstract

Este estudo teve por objetivo traçar o perfil sócio-econômico dos pacientes pertencentes aos Núcleos de Saúde da Família IV e V (NSF IV e V) da Área Básica do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (CSE-FMRP-USP), localizado no Distrito Oeste de Saúde do Município de Ribeirão Preto, que faltaram às consultas odontológicas nos dois últimos meses de 2007 e avaliar os motivos que os levaram a faltar às consultadas agendadas.
Foram selecionados 33 pacientes para aplicação de um questionário avaliativo, sendo a aplicação feita por um único pesquisador previamente calibrado. Deste total, 2 alegaram não terem faltado às consultas, 5 não pertenciam mais as áreas de abrangência dos NSF e 4 não foram localizados, restando, portanto, 22 pacientes (n=22). Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados apresentava baixo poder econômico, faltou às consultas por haverem esquecido (59,1%) e que não foram lembrados previamente por um dos agentes de saúde pertencentes ao NSF (95,5%). Além disso, 54,5% relataram terem faltado em outras consultas odontológicas e 59,1 % já faltaram em consultas de outras especialidades. Com isso, pôde-se concluir que a atitude de cada parte, dos profissionais de saúde, gestores, prestadores de serviços e usuários (população), têm seu peso. Novas estratégias de agendamento, com participação mais ativa dos agentes de saúde, relembrando periodicamente a data das consultas poderiam aperfeiçoar o processo de atendimento dos NSF avaliados, mas ao mesmo tempo se faz necessário o comprometimento da população em cumprir seus deveres.

Author Biography

Gabriela Lemos de Almeida, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal- Patologia Geral e Bucal

Published

2010-08-11

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research Manuscript