Desordem temporomandibular e ansiedade em graduandos de odontologia

Authors

  • Aline Úrsula Rocha Fernandes Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP
  • Alício Rosalino Garcia
  • Paulo Renato Junqueira Zuim
  • Lígia Del’Arco Pignatta Cunha
  • André Vinícius Marchiori

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2007.v10i1.423

Abstract

As Desordens Temporomandibulares são doenças que afetam as articulações temporomandibulares e músculos da mastigação do aparelho estomatognático. Fatores psicossociais desempenham papel importante na etiopatogenia dessa doença. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre o grau de desordem temporomandibular e o nível de ansiedade em estudantes de graduação em Odontologia, em três períodos do curso (1o ao 4o semestres, 5o ao 7o, e 8o ao 10o semestres), por meio dos questionários auto-aplicáveis Índice Anamnésico de Fonseca e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os dados foram tabulados e posteriormente analisados por meio dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e correlação de Pearson, ao nível de significância de 1%. Os resultados mostraram correlação positiva e diferença estatisticamente significante entre DTM e ansiedade, em todos os períodos avaliados; e um nível mais alto de ansiedade foi observado no período intermediário do curso (5o ao 7o semestres). Concluímos que houve relação diretamente proporcional entre DTM e ansiedade nos alunos avaliados, estatisticamente significante, independente do estágio cursado; o maior nível de ansiedade foi observado no grupo formado por alunos do 5o ao 7o semestres, contudo sem nenhuma significância estatística. Torna-se importante desenvolver uma estratégia para o controle do estresse e da ansiedade dos alunos no curso de graduação em Odontologia.

Author Biography

Aline Úrsula Rocha Fernandes, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

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Published

2010-08-15

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research