Estudo preliminar do instrumento de avaliação clínico proposto aos alunos de graduação de odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba- Unicamp

Authors

  • Carolina S. Oliveira
  • Kamila R. Kantovitiz
  • Milena S. Teixeira
  • Karlla A. Vieira
  • Márcia D. Serra
  • Flávia R. Gambareli
  • Fernanda M. Pascon

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2006.v9i1.282

Abstract

Nos dias atuais a relação ensino aprendizado vem sendo analisada em suas áreas de domínio cognitivo e habilidades, produzindo reflexões sobre o resultado final do aprendizado, porém não há um método científico que forneça, de forma objetiva e padronizada, procedimentos de avaliação. O objetivo desse estudo preliminar foi elaborar, aplicar e analisar um instrumento de avaliação clínico (IA), o qual se propôs a desenvolver o interesse de docentes, discentes e pós-graduandos, tendo por base o acompanhamento diário do desempenho do aluno de graduação nas atividades clínicas na área de Odontopediatria, durante o sexto semestre da graduação. Para isso, elaborou-se um sistema de avaliação tendo por base a instituição de valores numéricos aos procedimentos clínicos realizados avaliando o aluno sob os aspectos qualitativos e quantitativos. Ao final do semestre para coletar a opinião dos alunos a respeito do IA, estes responderam a um questionário auto-administrado. Concluiu-se que o IA padronizou a avaliação e permitiu a visão geral das atividades clínicas e do desempenho dos alunos e que ajustes na metodologia inicialmente proposta devem ser realizados para se padronizar com maior eficácia o IA. A participação dos alunos foi relevante, pois as críticas construtivas puderam contribuir para o aprimoramento desta nova proposta de avaliação na clínica odontopediátrica.

Published

2010-08-12

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research Manuscript