Saúde bucal no psf, da inclusão ao momento atual: percepções de cirurgiões-dentistas e auxiliares no contexto de um município
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2007.v10i3.286Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com enfoque qualitativo. Refere-se especificamente às Equipes de Saúde Bucal (ESB) que foram inseridas no Programa Saúde da Família (PSF) implantadas no ano de 2001no município de São Gonçalo do Amarante – RN. Tem como objetivo descrever este processo de implantação, identificando a percepção dos profissionais de saúde bucal com relação às atividades desenvolvidas, ao processo de trabalho e à expectativa de melhoria das condições de saúde bucal das famílias adscritas. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada onde os sujeitos de pesquisa eram os cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultórios dentários das sete ESB, sendo entrevistados 92,85% do total destes profissionais. Os principais resultados encontrados foram os anseios de mudanças das práticas realizadas no modelo tradicional, bem como, a interação dos profissionais que compõem as ESB, na perspectiva de propiciar aos usuários do serviço uma assistência integral e resolutiva. Destaca-se também a necessidade da valorização dos profissionais como parte integrante das Equipes de Saúde da Família. Conclui-se que a mudança do quadro epidemiológico em saúde bucal a partir da inclusão das ESB no PSF é uma das metas a ser alcançada, bem como a melhoria do acesso dos usuários, à medida que esta estratégia possibilitará oferecer uma assistência à saúde universal e igualitária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.