Nova metodologia para análise comparativa da liberação de flúor de cimentos de ionômero de vidro restauradores e compômeros
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2007.v10i4.294Resumo
Esse trabalho apresentou nova metodologia para avaliar a liberação dinâmica de flúor de três materiais, um cimento de ionômero de vidro restaurador (Vidrion R), um ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer) e um compômero (Dyract AP). Após manipulação dos materiais segundo recomendações dos fabricantes e da obtenção dos corpos-deprova, os mesmos foram armazenados em saliva artificial sem flúor por 30 dias. A concentração de fluoreto nas soluções estoque foram determinadas com um potenciômetro, utilizando um eletrodo íon seletivo para fluoreto (Orion no 9609 BN) conectado a um registrador (HANNA Instruments HI no 9321). Os resultados indicaram um melhor comportamento do ionômero de vidro convencional, seguido do ionômero modificado e posteriormente do compômero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.