Efeito do armazenamento de adesivos de frasco único sobre a resistência de união à dentina
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2003.v6i2.322Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar o efeito do armazenamento de 4 sistemas adesivos de frasco único por 1 ano sobre a resistência de união à dentina, através do teste de microtração. O esmalte oclusal de 16 molares humanos foi removido expondo superfície dentinária. Uma camada de “smear” padrão foi criada pela abrasão em lixas de granulação decrescente. Os dentes foram divididos em quatro grupos: [EX] – Excite (Ivoclar-Vivadent); [SB] - Single Bond (3M-ESPE); [OS] - Optibond Solo Plus (Kerr Corporation) , [PB] - Prime & Bond NT (Dentsply-DeTrey). Blocos de resina com 5 mm de altura foram construídos nas superfícies dentinárias tratadas com os adesivos. Após 24 horas de armazenamento, os corpos foram seccionados para obter uma série de “palitos” com área de 0,8 mm_ . O teste de microtração foi realizado para cada “palito” em uma máquina de testes universal a 0,5mm/min. Os adesivos foram armazenados, por 1 ano, em estufa a 33ºC, sendo abertos uma vez por dia e pressionados expondo 1 gota. Após esse período, todos os procedimentos para o teste de microtração foram repetidos para outros 16 molares. Os dados foram analisados utilizando os testes de Análise de Variância de 2 fatores e Tukey. Os valores médios obtidos (imediato/1 ano) em MPa foram: [EX] 40,1ª / 39,4a; [SB] 42,8a / 46,7a; [OS] 35,3a / 39,4a; [PB] 22,5b / 0,0c. Conclusões: Os resultados imediatos mostraram valores de resistência inferiores para o adesivo Prime & Bond NT, que sofreu influência significativa do tempo de armazenados por 1 ano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.