Estudo epidemiológico do carcinoma epidermóide de boca no estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2003.v6i2.324Resumo
Foi realizado estudo de 1.287 casos de carcinoma epidermóide de boca (CEB), no período de 1979 a 1999, coletados nos laudos de exames histopatológicos, obtidos nos serviços de Anatomia Patológica de Aracaju. Do universo pesquisado, encontrou-se a freqüência de 62,2% em pacientes do sexo masculino e 32,0% em pacientes do sexo feminino, numa relação de 1,9: 1. Os demais casos (5,8%) corresponderam àqueles com informações ignoradas. A faixa etária prevalente foi de 60 a 69 anos, com a idade média de 58,2 anos para o sexo masculino e 60,5 anos para o sexo feminino. Nos homens, a língua foi à localização anatômica de maior freqüência com 31,5% dos casos, seguida do lábio inferior (25,7%) e do assoalho (14,4%). Para as mulheres evidenciou-se que a língua representou 29,1% dos casos, o lábio 19,2% e o palato 16,3%. Quanto à gradação histológica de malignidade a categoria bem diferenciada foi a predominante correspondendo a 66,8%, seguida da moderadamente diferenciada (20,0%) e, pobremente diferenciada (7,7%). O carcinoma “in situ” ocorreu em apenas 0,3% dos casos. Os resultados mostram que, considerando-se o perfil epidemiológico do estudo do carcinoma epidermóide de boca de arquivos dos serviços de Anatomia Patológica de Aracaju, o mesmo ocorre com maior freqüência em indivíduos do sexo masculino, acima da quinta década de vida, com localização anatômica preferencial em língua, seguida pelo lábio inferior e assoalho, tende a ser bem diferenciado, do ponto de vista da graduação histológica de malignidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.