Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2003.v6i2.356Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do tipo de gesso na precisão da montagem de modelos superiores secos e hidratados em articulador semi-ajustável. Neste estudo, 36 modelos de gesso pedra foram confeccionados e montados em articulador segundo as condições de seis grupos experimentais e de acordo com o tipo de gesso e o tempo de hidratação dos modelos: Grupo 1: modelos secos fixados com gesso pedra; Grupo 2: modelos secos fixados com gesso especial; Grupo 3: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso pedra; Grupo 4: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso especial; Grupo 5: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso pedra; Grupo 6: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso especial. A alteração dimensional do gesso de montagem e a sua influência na posição do modelo foi mensurada por meio de quatro relógios comparadores de precisão micrométrica, posicionados de forma a registrarem tanto a contração como a expansão do gesso de montagem. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), permitindo observar que houve diferença estatisticamente significante (p< 0,05) nos Grupos 1, 2, 3, e 5. Os resultados permitiram concluir que o Grupo 1 e 2 apresentaram um movimento do modelo em direção ao ramo superior do articulador, sendo esse maior para gesso especial seguido do gesso pedra. Os Grupos 3, 4, 5 e 6 apresentaram um movimento de abertura entre os ramos superior e inferior do articulador, sendo esse significativamente maior para o gesso pedra comparativamente ao gesso especial. O Grupo 4 apresentou a menor alteração posicional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.