Fatores relacionados ao uso de diferentes métodos de contenção em pacientes portadores de necessidades especiais
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i3.437Resumo
A fim de obter dados quanto ao uso de técnicas de contenção durante atendimentos médicos ou ontológicos de portadores de necessidades especiais, foram pesquisados 209 pais de crianças com deficiência mental e idade inferior a 15 anos, de duas instituições brasileiras. Após aprovação do comitê de Ética da UFMG e assinatura do termo de consentimento, cada participante respondeu a uma entrevista. Através do teste do X2, verificou-se que 69% das crianças possuíam experiência com contenção física, 41% já tinham sido submetidas à sedação e 31% à anestesia geral, sendo estas diferenças estatisticamente significativas. Não houve relação estatística entre o uso das técnicas de contenção e às variáveis: idade, gênero e classe econômica da criança. Baseado neste estudopercebe-se que a utilização das técnicas, na maioria das vezes, considera diferentes fatores, sendo a indicação para determinado método de controle comportamental baseado na análise individual de cada criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.