Perfil de utilização de próteses totais em idosos e avaliação da eficácia de sua higienização
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i3.444Resumo
A pirâmide populacional brasileira tem sofrido modificações ao longo dos últimos anos, devido à elevação da esperança de vida ao nascer e conseqüentemente ao envelhecimento populacional. Grande parte da população idosa atual passou por uma odontologia essencialmente curativista, onde a prática de extrações era o principal procedimento terapêutico, motivo pelo qual a maioria absoluta dos idosos ou são usuários de próteses, ou necessitam utiliza-las. Assim este estudo foi desenvolvido com o propósito de avaliar a eficácia da higienização no controle da placa bacteriana de próteses totais superiores em um grupo de idosos, bem como levantar algumas informações referentes à utilização de próteses totais nesta população. Participaram da pesquisa oitenta indivíduos participantes de um Grupo de terceira Idade do Município de Piacatu/SP. Foram efetuadas entrevistas por meio de questionários, procurando levantar o perfil de utilização de prótese total, e em um grupo de 43 indivíduos, fora determinado o índice de placa para a prótese total superior em dois tempos distintos. Do total de oitenta participantes, 72 eram usuários de prótese total, ou seja 90% da população estudada; 47 (65,27%) utilizam prótese total há mais de vinte anos, 32 (44,44%) nunca promoveram a substituição da prótese, e 53 (73,61%) disseram não apresentar dificuldades quanto a higienização das mesmas. Já em relação ao índice de placa bacteriana presente nas próteses, houve uma sensível melhora comparando-se as duas mensurações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.