Efeito do laser Nd:AG no pré tratamento dentinário e selamento marginal, em restaurações de cimento de ionômero de vidro resina modificado
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i1.473Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o selamento marginal de restaurações com cimento de ionômero de vidro resina modificado após aplicação do laser Nd:YAG sobre o primer, fotopolimerizado ou não, e nas margens da restauração empregando-se o teste de microinfiltração. Foram realizadas 120 restaurações classe V nas superfícies vestibular e lingual de cada dente, divididas em seis grupos onde foram observados os efeitos do laser Nd:YAG sobre a dentina e nas margens das restaurações. Os corpos de prova foram termociclados em temperaturas de 5ºC a 55ºC, podendo variar de ± 2ºC, e imersos em uma solução de nitrato de prata a 50%. Realizou-se um corte no centro da restauração no sentido vestíbulo-lingual para determinar o grau de microinfiltração nas margens oclusal e gengival de cada corpo de prova. Foram empregados os métodos estatísticos Kruskal-Wallis não paramétricos e o teste de sinais de postos de Wilcoxon com nível de significância de 5%. A metodologia empregada para avaliar a infiltração marginal permitiu concluir que: todos os grupos apresentaram resultados semelhantes de microinfiltração para a margem oclusal e gengival não diferindo estatisticamente entre si; quando comparamos os graus de microinfiltração entre a margem oclusal e gengival observamos que os grupos II e III não apresentaram diferenças estatisticamente significantes, enquanto que os grupos I, IV, V e VI apresentaram diferenças estatisticamente significantes; comparando a margem oclusal com a gengival observamos uma menor infiltração na margem gengivalDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.