Conformidade com a Ciência Aberta

Esta revista segue o modelo de Acesso Aberto Dourado.

Em conformidade com as diretrizes da Ciência Aberta, a Brazilian Dental Science adota diversas práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados. A revista também exige a indicação clara da contribuição de cada autor em artigos com autoria múltipla, utilizando a Taxonomia de Funções de Contribuição (CRediT). Além disso, incentiva o compartilhamento de conjuntos de dados analíticos, instrumentos, scripts de análise estatística e materiais complementares, que podem ser disponibilizados em repositórios online abertos, como SciELO Data, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser incluídos no próprio artigo. Essa informação deve ser mencionada no manuscrito. A BDS apoia a publicação de artigos em formato preprint em plataformas públicas, como SciELO Preprints, preprints.org, Emerging Research Information (EmeRI) e Biorxiv, para que possam ser debatidos abertamente antes de sua publicação formal.

Em consonância com as práticas da Ciência Aberta, a Revista Brasileira de Ciências Odontológicas oferece aos autores e revisores a opção de tornar o processo de revisão por pares aberto, com ou sem a identificação de seus nomes. A autorização para a divulgação do nome pode ser concedida pelos autores durante a submissão do artigo e pelos revisores ao preencherem o Formulário de Avaliação em conformidade com a Ciência Aberta.

Por fim, a contribuição dos Editores Associados é devidamente creditada nos artigos publicados, e os revisores recebem um parecer sobre o manuscrito, além de poderem validar sua atuação no Crédito de Revisor.

Formulário de conformidade com a Ciência Aberta.