Avaliação da concordância da transferência com arco facial para um articulador com distância intercondilar fixa
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.1998.v1i1.157Resumo
Foi avaliada a variação da distância intercondilar (DIC) obtida por meio do arco facial WHIP MIX modelo 8645, com a finalidade de se verificar a freqüência das distâncias intercondilares pequena, média e grande em cem indivíduos e discutir a viabilidade da indicação ou não da realização de trabalhos clínicos nos articuladores que apresentam DIC fixa. Foi verificado que a freqüência da DIC média foi maior no sexo masculino em relação ao feminino, independente da presença ou não de dentes. Também foi verificado que a DIC média ocorreu com maior freqüência em relação às distâncias pequena e grande quando se considerou todos os indivíduos em conjunto. De acordo com estes resultados, concluíram os autores que os articuladores semiajustáveis que apresentam DIC fixa na distância média são passíveis de serem utilizados desde que o profissional realize os ajustes oclusais necessários para compensar esta diferença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.