A influência da camada de smear na adaptação de retentores protéticos
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2005.v8i1.177Resumo
A infiltração marginal tem sido relatada como causa principal de insucessos de retentores protéticos, devido a formação de cáries secundárias. A proposta deste estudo foi avaliar in vitro a influência do tratamento da camada de smear e do uso de hibridização, em preparos para coroa total na adaptação dos coppings metálicos fundidos. Foram utilizados 15 pré molares humanos provenientes do banco de dentes do curso de Odontologia da Universidade Ibirapuera - UNIB, que foram preparados para coroa total com término em chanfro. Foram divididos em três grupos, sendo um controle e os demais foram submetidos ao tratamento com flúor acidulado 1,23% e um adesivo. Os espécimes foram moldados e fundidos coppings metálicos, para serem analisados comparativamente em um perfilógrafo. Os resultados demonstra¬ram que as fundições provenientes do tratamento com flúor acidulado a 1,23% e o adesivo, não apresentaram diferença estatística significante.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.