Métodos para detecção de patógenos periodontais
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2000.v3i1.76Resumo
O desenvolvimento de exames laboratoriais capazes de detectar os microrganismos no sulco gengival ocorreu em decorrência do conceito de especificidade da placa bacteriana, da necessidade de identificação de indivíduos de risco, assim como de um diagnóstico mais preciso da doença periodontal. O objetivo deste trabalho foi analisar através de revista de literatura, os principais ensaios microbiológicos empregados em periodontia para análise dos componentes da microbiota subgengival. Técnicas de cultura bacteriana, ensaios imunológicos e enzimáticos, provas de DNA, microscopia de campo escuro e contraste de fase bem como a utilização de marcadores bioquímicos têm sido utilizadas com esta finalidade. As pesquisas encontradas indicam a necessidade de análise criteriosa para seleção adequada do teste a ser empregado e que a presença de patógenos subgengivais está relacionada a fator de risco para a instalação ou progressão da doença periodontal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.