
Taxonomia CRediT
Após a submissão, o autor depositante deve preencher um documento contendo dados sobre a submissão e todos os seus autores. Este documento inclui informações sobre a contribuição efetiva de cada um dos autores na submissão, de acordo com a Taxonomia CRediT.
A Taxonomia CRediT estipula 14 formas de colaboração, que devem ser atribuídas aos autores, de acordo com sua participação na preparação do texto submetido:
1. Conceptualização: Ideias; formulação ou desenvolvimento dos objetivos e metas gerais da pesquisa.
2. Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para a interpretação dos próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
3. Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
4. Obtenção de financiamento: Obtenção do apoio financeiro para o projeto que levou a esta publicação.
5. Investigação: Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando experimentos ou coletando dados/evidências.
6. Metodologia: Desenvolvimento ou projeto de metodologia; criação de modelos.
7. Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.
8. Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos computacionais ou outras ferramentas de análise.
9. Software: Programação, desenvolvimento de software; projeto de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
10. Supervisão: Responsabilidade pela supervisão e liderança do planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
11. Validação: Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade geral dos resultados/experimentos e outros produtos da pesquisa.
12. Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.
13. Redação – rascunho original: Preparação, criação e/ou apresentação da obra publicada, especificamente a redação do rascunho inicial (incluindo tradução substancial).
14. Redação – revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação da obra publicada por membros do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentários ou revisões – incluindo etapas pré e pós-publicação.



















