Comparação da variação da temperatura produzida por dois tipos de instrumentos cortantes rotatórios diamantados no preparo cavitário

Authors

  • Valéria Meireles dos Santos Aranha UNITAU
  • Laís Regiane da Silva Concílio
  • Ana Christina Claro Neves
  • Daphne Câmara Barcellos Unesp - FOSJC
  • Sigmar de Mello Rode

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2011.v14i3/4.753

Abstract

 

Objetivo: O objetivo desse estudo foi comparar as variações de temperatura no interior da câmara pulpar provocadas por dois tipos de instrumento cortante rotatório (ICR), a ponta diamantada padrão e Turbo, que promete redução na transmissão de calor.

Método: Foram realizados preparos para coroa total na face vestibular de vinte molares humanos extraídos. Os dentes foram divididos em 2 grupos (n-10): Grupo 1 - ponta diamantada padrão nº 4219; Grupo 2 - ponta diamantada Turbo nº 4219T. Para cada preparo foi utilizado um novo ICR e a profundidade do preparo foi de 1,4mm.  A espessura de dentina foi padronizada de 2,81 mm. Para leitura das temperaturas foi introduzido um dispositivo termopar na câmara pulpar. Os foram transferidos para o software IR-graph e submetidos ao teste Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: os valores de variação de temperatura (Celsius): Grupo 1 - 0,73 ºC; Grupo 2 - 0,4 ºC. Os preparos cavitários realizados com os dois tipos de ICRs geraram alterações de temperatura semelhantes (p>0.05).

Conclusão: Os ICRs padrão e Turbo apresentaram mesmo comportamento quanto à capacidade de gerar calor.

Descritores: Pontas diamantadas; preparo cavitário; aquecimento; temperatura.

 

Published

2012-08-08

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research Manuscript