Presença de Candida spp. na cavidade bucal de lactentes durante os primeiros quatro meses de vida
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i3.445Resumo
A candidose bucal é um dos processos infecciosos micóticos mais comuns da cavidade bucal e existe suscetibilidade aumentada para o mesmo durante o período neonatal principalmente devido à imaturidade dos mecanismos de defesa e a falta de um microbiota bucal balanceada. Para verificar a presença de Candida spp. na cavidade bucal de lactentes foram examinados inicialmente cem bebês, nos quais foi feita coleta de material do dorso da língua com swab nas primeiras 24 horas de vida. Trinta e três recém-nascidos deste grupo foram acompanhados durante os primeiros quatro meses de vida e foram realizadas coletas mensais de material da cavidade bucal. A análise do material obtido nesse período mostrou positividade para Candida spp. em 64 (48,5%) das 132 amostras. A Candidose foi observada em 27,3% dos recém-nascidos acompanhados. Candida albicans foi a espécie encontrada mais freqüentemente (44,6%), e esteve presente em nove dos 11 casos de candidose bucal, sendo a espécie prevalente nesta faixa etária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.