Aspectos morfológicos e resistência ao cisalhamento em função dos condicionantes de esmalte e dentina
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2000.v3i1.67Resumo
O propósito deste estudo foi avaliar o aspecto morfológico da superfície do esmalte e dentina após vários tratamentos superficiais e também a influência do condicionamento ácido nos valores de resistência ao cisalhamento do primer condicionante Etch&Prime 3.0. Inicialmente, desgastaram-se 50 dentes, sendo 25 em esmalte e 25 em dentina. Cada grupo foi dividido em 5 subgrupos de acordo com o tratamento: 1) condicionamento com ácido fosfórico a 35% por 15s. ; 2) condicionamento com ácido maléico a 10% por 15s. ; 3) aplicação do primer condicionante Etch&Prime 3.0; 4) aplicação do “primer” condicionante Solist; e, 5) o esmalte e dentina foram mantidos hígidos (controle). Após, foram observados em M.E.V., onde observou-se que o ácido fosfórico apresentou maior dissolução em esmalte e remoção da smear layer em dentina, seguido pelo maléico e pelos sistemas condicionantes Solist e Etch&Prime 3.0. Posteriormente, 40 dentes tiveram as faces vestibulares desgastadas até se obter superfície plana de 5mm, sendo 20 em esmalte e 20 em dentina. Dividiram- se as amostras em 4 grupos, de acordo com o tratamento superficial: 1) o primer condicionante Etch & Prime 3.0; 2) o primer condicionante Etch & Prime 3.0 foi aplicado no esmalte condicionado com ácido fosfórico; (3) o primer condicionante Etch & Prime 3.0; e, 4) o primer condicionante Etch & Prime 3.0 foi aplicado na dentina condicionada com ácido fosfórico a 35%. Após, confeccionou-se um cilindro do compósito Z-100 na área tratada para submeter os corpos-de-prova ao ensaio de cisalhamento. Verificou-se que o Ech&Prime 3.0 apresentou, tanto em esmalte quanto em dentina, valores maiores de cisalhamento quando tratados previamente com ácido fosfórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.