Influência de agentes cimentantes na resistência à tração de coroas totais metálicas fundidas fixadas em dentina
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2000.v3i2.94Resumo
A influência de quatro agentes cimentantes foram avaliados na resistência à remoção, por tração, de coroas totais metálicas fundidas fixadas sobre preparos em dentina. Vinte e oito molares recém-extraídos foram preparados para coroas totais, com as respectivas peças protéticas sendo fundidas com liga de paládio-prata (Pors-on 4 - Degussa). Os corpos- de-prova foram divididos em quatro grupos de sete unidades cada e as coroas totais fixadas nos grupos 1, 2, 3 e 4, respectivamente, com os cimentos de fosfato de zinco (Cimento de Zinco - SS White), de ionômero de vidro convencional (Ketac Cem - ESPE), de ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer - 3M) e resinoso com adesivo (Cimento de Resina - Scotchbond Multi-Uso Plus - 3M). Após 24 horas, os espécimes foram submetidos a 500 ciclos entre 5 e 55 oC e as coroas aos ensaios de tração. Os resultados (kgf), analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05), foram: grupo 1: 16,70; grupo 2: 39,26; grupo 3: 34,91; grupo 4: 75,58. O cimento resinoso com adesivo (Cimento de Resina - Scotchbond Multi-Uso Plus - 3M) (grupo 4) proporcionou resistência retentiva estatisticamente superior à dos demais cimentos. Os cimentos de ionômero de vidro convencional (Ketac Cem – ESPE) (Grupo 2) e modificado por resina (Vitremer – 3M) (grupo 3) proporcionaram resistências estatisticamente similares e superiores à do fosfato de zinco (Cimento de Zinco - SS White) (grupo 1).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.