Avaliação dos efeitos da educação e motivação sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i3.304Abstract
O presente trabalho avaliou os efeitos de um programa educativo sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos. Para isso foram selecionados cinqüenta pacientes. No programa aplicado, a educação e motivação foram realizadas através da orientação direta associada aos recursos audiovisuais e à escovação supervisionada. Para a análise do nível de conhecimento, foi aplicado um questionário em três fases, antes do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses após a sua conclusão. A análise do comportamento de higiene bucal baseou-se na observação clínica dos procedimentos executados pelos pacientes, em duas fases, antes e seis meses após o programa. Os resultados mostram que houve considerável melhora no nível de conhecimento dos pacientes. O nível A passou de 12% antes do programa para 78% após o mesmo, o nível B diminuiu de 84% para 22% e o nível C caiu de 4% para zero. Observou-se também efeito positivo sobre o comportamento de higiene bucal. Antes do programa 36% dos pacientes utilizavam o fio dental de maneira correta e, seis meses após, 74% faziam-no adequadamente. Inicialmente a técnica de escovação de Stillman foi relatada por 40% e na avaliação final por 78%. Quanto à forma de execução da escovação, 28% e 70% realizaram-na corretamente, antes e após o programa, respectivamente. Os resultados obtidos permitem concluir que o programa proposto foi efetivo na melhoria do nível de conhecimento odontológico e comportamento de higiene bucal dos pacientes,mesmo após seis meses da sua aplicação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Brazilian Dental Science uses the Creative Commons (CC-BY 4.0) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publishing rights without restrictions.
=================
COPYRIGHT TRANSFER AND RESPONSIBILITY STATEMENT
(PDF)
For all articles published in the BDS journal, copyright is retained by the authors. Articles are licensed under an open-access Creative Commons CC BY 4.0 license, meaning that anyone may download and read the paper for free. In addition, the article may be reused and quoted, provided that the original published version is cited. These conditions allow for maximum use and exposure of the work while ensuring that the authors receive proper credit. All metadata associated with published articles is released under the Creative Commons CC0 Universal Public Domain Dedication.
Before the submission, authors must obtain permission to reproduce any published material (figures, schemes, tables, or any extract of a text) that does not fall into the public domain or for which they do not hold the copyright. Permission should be requested by the authors from the copyright holder (usually the Publisher, please refer to the imprint of the individual publications to identify the copyright holder).
The authors hereby attest that the study is original and does not present manipulated data, fraud, or plagiarism. All names listed made a significant scientific contribution to the study, are aware of the presented data, and agree with the final version of the manuscript. They assume complete responsibility for the ethical aspects of the study.
This text must be printed and signed by all authors. The scanned version should be submitted as supplemental file during the submission process.