Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i1.412Resumo
Sabendo-se que os professores atuam como educadores na formação de opiniões e na assimilação de informações, e que a educação é o principal instrumento para prevenção da cárie dental realizou-se um estudo para verificar o conhecimento sobre a etiologia, as características e a prevenção desta patologia bem como o comportamento de higiene bucal de professores do ensino fundamental da cidade de Araraquara. A amostra foi estratificada e delineada aleatoriamente, sendo composta por dois grupos (escola central; escola periférica). O instrumento de medida utilizado foi um questionário composto por questões abertas (subjetivas) sendo que, as respostas foram avaliadas e organizadas por escores. Estes foram analisados através de estatística descritiva e os dois grupos comparados por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney através da utilização do programa SPSS. Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre os grupos quanto ao conhecimento sobre as doenças bucais causadas pela placa bacteriana (p=0.034); a etiologia da cárie dental (p=0.016); a importância da higienização bucal (p=0.005) e a função do flúor (p=0.013). Entretanto, nos dois grupos, pôde-se observar que apesar dos cuidados de higiene bucal terem se mostrado satisfatórios o mesmo não ocorre com o conhecimento sobre a etiologia e as características da cárie dental. Estes achados salientam a necessidade de incorporar os professores nos programas educativos-preventivos em saúde bucal visando a aquisição de conceitos adequados que poderão ser transmitidos aos alunos independente das características do grupo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.