Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i1.412Abstract
Sabendo-se que os professores atuam como educadores na formação de opiniões e na assimilação de informações, e que a educação é o principal instrumento para prevenção da cárie dental realizou-se um estudo para verificar o conhecimento sobre a etiologia, as características e a prevenção desta patologia bem como o comportamento de higiene bucal de professores do ensino fundamental da cidade de Araraquara. A amostra foi estratificada e delineada aleatoriamente, sendo composta por dois grupos (escola central; escola periférica). O instrumento de medida utilizado foi um questionário composto por questões abertas (subjetivas) sendo que, as respostas foram avaliadas e organizadas por escores. Estes foram analisados através de estatística descritiva e os dois grupos comparados por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney através da utilização do programa SPSS. Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre os grupos quanto ao conhecimento sobre as doenças bucais causadas pela placa bacteriana (p=0.034); a etiologia da cárie dental (p=0.016); a importância da higienização bucal (p=0.005) e a função do flúor (p=0.013). Entretanto, nos dois grupos, pôde-se observar que apesar dos cuidados de higiene bucal terem se mostrado satisfatórios o mesmo não ocorre com o conhecimento sobre a etiologia e as características da cárie dental. Estes achados salientam a necessidade de incorporar os professores nos programas educativos-preventivos em saúde bucal visando a aquisição de conceitos adequados que poderão ser transmitidos aos alunos independente das características do grupo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Brazilian Dental Science uses the Creative Commons (CC-BY 4.0) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publishing rights without restrictions.
=================
COPYRIGHT TRANSFER AND RESPONSIBILITY STATEMENT
(PDF)
For all articles published in the BDS journal, copyright is retained by the authors. Articles are licensed under an open-access Creative Commons CC BY 4.0 license, meaning that anyone may download and read the paper for free. In addition, the article may be reused and quoted, provided that the original published version is cited. These conditions allow for maximum use and exposure of the work while ensuring that the authors receive proper credit. All metadata associated with published articles is released under the Creative Commons CC0 Universal Public Domain Dedication.
Before the submission, authors must obtain permission to reproduce any published material (figures, schemes, tables, or any extract of a text) that does not fall into the public domain or for which they do not hold the copyright. Permission should be requested by the authors from the copyright holder (usually the Publisher, please refer to the imprint of the individual publications to identify the copyright holder).
The authors hereby attest that the study is original and does not present manipulated data, fraud, or plagiarism. All names listed made a significant scientific contribution to the study, are aware of the presented data, and agree with the final version of the manuscript. They assume complete responsibility for the ethical aspects of the study.
This text must be printed and signed by all authors. The scanned version should be submitted as supplemental file during the submission process.