Impacto do trabalho auxiliado na qualidade de vida do cirurgião-dentista

Authors

  • Daniel de Oliveira Leite Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Rodrigo Cembranelli de Souza Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Suely Carvalho Mutti Naressi Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Denise Nicodemo Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Kecimiylla Sayuri Koga Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Eliel Soares Orenha Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2011.v14i1/2.706

Keywords:

Odontologia, Auxiliares de odontologia, Qualidade de vida, Impacto psicossocial

Abstract

De um modo geral, a utilização de pessoal auxiliar no consultório odontológico tornou-se fundamental para a melhoria na produtividade, influenciando de maneira direta na qualidade do trabalho e na diminuição do estresse e fadiga profissional. A proposta deste trabalho foi avaliar a qualidade de vida de cirurgiões–dentistas (CDs) que trabalham com e sem auxiliares em saúde bucal (ASBs) em consultórios dentários particulares, mediante aplicação do instrumento de medida validado para a população brasileira, 36-item Short-Form Health Survey (SF-36). O questionário é composto por 11 questões e 36 itens, tendo como propósito avaliar oito domínios divididos em dois grandes componentes: o físico - que envolve a capacidade funcional, os aspectos físicos, a dor e o estado geral da saúde; e o mental - que abrange a saúde mental, os aspectos emocionais, sociais e a vitalidade. O estudo foi do tipo qualitativo-descritivo e a amostra foi constituída de 60 CDs com no mínimo 10 anos de exercício profissional, de ambos os gêneros, sendo que 30 trabalhavam auxiliados, na categoria de CD auxiliado e 30 que trabalhavam sem auxiliar, constituindo o grupo de CD não-auxiliado. Os resultados obtidos com os testes de significância estatística TUCKEY e ANOVA mostram variação estatística com os domínios: capacidade funcional, dor, estado geral de saúde e aspectos sociais. No grupo de CDs estudado, a condição de trabalho auxiliado impacta positivamente a qualidade de vida considerando os domínios capacidade funcional, dor e estado geral de saúde.

Author Biographies

Daniel de Oliveira Leite, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Odontologia pela Unesp Campus de São José dos Campos / FOSJC (2008). Realizou monitorias voluntárias nas disciplinas de Histologia e Embriologia, Dentística, Periodontia e Odontologia Geriátrica durante a graduação. Desenvolveu dois projetos de iniciação científica (bolsa FAPESP), junto a disciplina de Biopatologia Bucal (2006 a 2008). Foi premiado em terceiro lugar no XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp (2008). Realizou estágio docência em Orientação Profissional (2010).  Atualmente, cursa mestrado em Biopatologia Bucal, pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos / UNESP.

Rodrigo Cembranelli de Souza, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Odontologia pela Unesp Campus de São José dos Campos / FOSJC (2008).

Suely Carvalho Mutti Naressi, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Professora na Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, desde abril de 1984. Formação em Odontologia (1979). Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora pela FOSJC/UNESP. Ocupa cargo de Professora Assistente Doutora, responsável pelas Disciplinas de Odontologia Legal e Bioética e Orientação Profissional, cursos Integral e Noturno. Pesquisadora com ênfase em Odontologia Legal, Ética, Bioética, Responsabilidade Profissional e Identificação Humana. Ex-Coordenadora e membro atual do Comitê de Ética da FOSJC/UNESP. Presidente da Comissão do TCC. Membro da Comissão Pemanente de Ensino, da Comissão Permanente de Pesquisa, da Comissão de Biossegurança e da Comissão Local do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas. Vice-Presidente da FUJEPO. Bacharel em Direito, curso concluído em 2007.

Denise Nicodemo, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Professora Assistente Doutora em Ciências Sociais Aplicadas à Odontologia (Psicologia) na Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Departamento de Odontologia Social e Clínica Infantil

Kecimiylla Sayuri Koga, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Odontologia pela Unesp Campus de São José dos Campos / FOSJC.

Eliel Soares Orenha, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é Professor Ass. Dr. da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Regime de Dedicação Integral à Docencia e Pesquisa-RDIDP. Têm experiência em Odontologia de Grupo especificamente em Auditoria Odontológica e desenvolvimentos de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). É pesquisador em saúde bucal coletiva com ênfase em Ergonomia Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de serviços odontológicos, ergonomia odontológica, espaço físico, ambiente de trabalho e odontologia em saúde coletiva.

Published

2011-10-17

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research Manuscript