Efeitos do ácido fosfórico nas concentrações de 10% ou 32% sobre a superfície do esmalte dental: estudo ao microscópio eletrônico de varredura
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.1999.v2i1.34Resumo
O objetivo deste estudo in vitro foi de avaliar os efeitos de duas diferentes concentrações de ácido fosfórico e tempos de condicionamento, na morfologia do esmalte dentário de prémolares humanos hígidos. A superfície vestibular de 18 prémolares extraídos de pacientes jovens, foi submetida a ação do ácido fosfórico nas concentrações de 10% ou 32% por 15, 30 ou 60 segundos. Os resultados obtidos ao microscópio eletrônico de varredura demonstraram a formação de uma superfície de esmalte rugosa, com padrões variáveis de condicionamento, independentemente do tempo de aplicação e das concentrações utilizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.